terça-feira, 7 de abril de 2009

Ficção Nacional


Aí está, mais uma fantástica produção da ficção nacional MADE IN Laranjal.
A InvencíveisPorOutrosMétodos, essa grande produtora, voltou a dar graças de si e atirou-se de cabeça num projecto que tem tudo para ter o mesmo resultado de anteriores edições, ou seja, para dar ERRADO.

Demos uma volta por edições anteriores:

Braga 2005 – a candidatura do Riachinho é anunciada como vencedora das eleições autárquicas a alguns dias de distância da dita votação, pela InvencíveisPorOutrosMétodos. No reinado socialista ainda havia esperança pois a margem de erro possibilitava ainda uma vitória, por mais pequena que fosse, ainda era alcançável. Preocupado Mesquitix, tal qual um gaulês que vencia tudo e todos, arranca para a recta final e no dia das eleições arranca um resultado, no mínimo surpreendente, a vitória consecutiva, e ainda mais estranho, por maioria absoluta.

Açores 2008 – a candidatura do laranjal açoreano é anunciada como vencedora das eleições regionais a alguns dias de distância votação. No império de César havia esperança pois a margem de erro possibilitava ainda uma vitória, por mais pequena que fosse, ainda era alcançável, perdia-se a maioria mas ainda se podia manter a governação. A César o que é de César, disseram os açoreanos, surpreendentemente, mais uma vez. E não é que ele ganhou com mais de 50% dos votos. Olhando para trás e lendo as histórias dos InvencíveisPorOutrosMétodos ninguém acreditaria que fosse possível.

Será que de 2005 para 2008 e agora para 2009 ainda não aprenderam a fazer nada mais aproximado da realidade, é que o pessoal começa a ficar farto de tantos efeitos especiais de segunda categoria.

Não perca os próximos episódios…

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da analogia.
também me parece que esta sondagem não tem nada a ver com a realidade.
O DM até mete dó ao publicar estas coisas.

Carlos Tavares disse...

realmente 600 pessoas dão para fazer uma amostragem do catano!!!!
Gostava de ver a lista telefónica utilizada.
( ora bem, 100 chamadas para o lar conde agrolongo, mais 100 para o seminário, 150 para o pessoal da AIMinho e o resto na ACB ) Aposto...

Anónimo disse...

Estas sondagens põe qualquer um a chorar de tanto rir!!!
Boa sondagem... com certeza o PSD irá mais uma vez ganhar, tal como em 2005.
Até porque a demagogia e a mentira não poderia ficar apenas na forma de fazer política daqueles senhores, como tal e por uma questão de coerencia lá saiu mais uma optima sondagem, em que os coloca à frente...
E propostas, ideiais e projectos existem?
Claro que não... O que existe é o constante "bota abaixismo", o dizer que tudo que é feito é mal feito, criticar por criticar, sem NUNCA trazer nada de NOVO a BRAGA E AOS BRACARENSES.

Rodrigo Silva disse...

Sinto uma pressão sufocante e desesperada, a queimar os últimos cartuchos na actuação da Coligação, que revela o real valor dos seus intervenientes e das "propostas" que apresentam. Propostas à parte, não se vislumbra uma estratégia para a cidade.

Mesquita Machado iniciou nos últimos anos um processo de viragem dos investimentos e acção camarária para o que se chama a nova geração de politicas autárquicas, vencida que esta a luta por infra-estruturas que atinge com a finalização das piscinas olímpicas no Parque Norte e de um multi-usos que está projectado, passando a outras prioridades, de lazer, espaços verdes, ambiente e emprego.

O que dizer do abandono de uma reunião camarária de discussão dos documentos de prestação de contas? Mais uns títulos para os jornais, em especial no jornal que o líder é colaborador responsável pelo dossier de economia.

Para atacar os socialistas, a coligação cria títulos de jornais à medida dos interesses próprios, ao passo que a resposta dos socialistas está na sua acção e nos sucessivos estudos de terceiros que dignificam o município, desde à qualidade de vida, habitação, segurança, etc...

Continua, esta coligação a querer atirar areia para os olhos, quando pretendem atingir a saúde financeira da Câmara, que é sucessivamente elogiado por terceiros e independentes, como a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Tribunal de Contas e docentes universitários (Univ. Minho, IPCA) no anuário financeiro dos municípios portugueses.

Não de certeza por contas da Câmara de Braga, que a Manuela Ferreira Leite travou o desenvolvimento de inúmeros municípios portugueses cumpridores, devido a municípios endividados.

Para atacar as contas do município atacam sucessivamente com as contas do estádio, ao abrigo de um aval do estado para o efeito, que dignifica o nome da cidade em todo o mundo, pela sua arquitectura.

Certamente teriam razões para criticar se tivéssemos em Aveiro por exemplo, que nem tem contas equilibrados e tem um estádio as moscas... Mas a coligação esquece de dizer que dos 20 anos de pagamento do financiamento, já estão pagos 10 anos, ou seja só faltam 10, e não tem sido razão para não fazer investimentos nas freguesias e no centro onde estão em fase de arranque ou conclusão mais um conjunto de investimentos importantíssimos para o desenvolvimento futuro de Braga, mantendo a posição da 3ª maior cidade do pais, e afirmar-se como cidade europeia.

Estou confiante que os Bracarenses sabem distinguir a politiquice barata de quem luta diariamente por melhores condições para Braga (na acção camarária e na atracção para o concelho de estruturas essenciais e inovadoras - novo hospital e laboratório internacional de nanotecnologia)!