segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fazer Cidade


Esta semana li uma entrevista do Riachinho ao Fórum Bracarae Avgvste. O tipo até que diz umas generalidades interessantes, mais espaços verdes, melhor urbanismo, fundos de investimento para a regeneração urbana blá, blá, blá.
O problema é que ele parece um tipo daqueles do governo, sentado na sua poltrona faustosa, a falar de todo o país e de nenhum local em particular. Só responde a lugares concretos quando se lhe pergunta. Mas ele é de Braga ou não? está realmente preocupado e não consegue apontar nada concreto para o concelho que diz ser o dele?
Fala de criar uma zona verde nas sete fontes e aberta ao público. Mas isso é o que diz toda a gente, excepto os proprietários dos terrenos!!!!! Acho que precisava de ir mais longe. Afinal diz que se encontra com amigos arquitectos e tal. E então!! Nenhum lhe faz um esboço para mostrar aos bracarenses o que seria para si o projecto adequado ao espaço.
Isto de se dizer que se faria diferente é fácil, o grande problema está em concretizar.
também fala da falta de atenção às empresas por parte do município!!!! Criticando a ausência de um Ave Park!!!!!!!!!!! Riachinho, vá lá dar uma voltinha pelo Ave Park e depois falamos. Aquilo está pelas ruas da amargura, um projecto completamente descontextualizado. Não ouviram as empresas e depois dá nisto, espaços enormes vazios e, mais grave, sem pretendentes à ocupação, aquilo a que todos chamam de um elefante branco. E eu a pensar que o riachinho fosse um tipo de direita, como deve ser!!! Em Braga as empresas têm iniciativa e possuem as suas próprias estruturas, dimensionadas por quem sabe e o município actua apenas como um facilitador de processos. Então não é melhor do que andar a fazer espaços que ninguém quer??!!!! A gastar dinheiro dos contribuintes com obras megalómanas.
Muito fraquinho para o meu gosto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pelo menos este tem boas ideias e sabe qual é o caminho a seguir.
O outro só sabe apresentar obras tipo "tuneis" que não saem do palel à anos.
Venha sangue novo!

Anónimo disse...

O tunel... da Escola da Musica, o túnel dos Novos Centros Escolares, do Parque da Ponte, dos espaços verdes de Lamaçães, Palmeira, Cunha.. Caminhos? Pousada de Juventude de Séc. XXI, parque das sete fontes, Parque do Monte Picoto, Margens do Rio Este, Margens do Rio Cávado, intervenções no centro histórico e até final do mandato... ui... só não vê o caminho quem não quer... ou não sabe!

Rodrigo Silva disse...

Bem regressado sejas Bracarense de Gema... já cá falta a voz da razão para por ordem neste caldeirão virtual! Abraço

Anónimo disse...

Túnel dos relvados sintéticos, túnel do AXA, ou melhor, poço sem fim que os meus netos irão andar a pagar e tiraram a capacidade da CMB em fazer investimentos. Tunel das piscinas paradas? Tunel das 7 Fontes? Nem quero ir por aí..
Escola da Música? Ou foi uma escola de música que se instalou no carandá?
Novos centro escolares ou escolas que o estado quis renovar?
Pousada da juventude fora do centro?
Os jovens de hoje andam menos que os velhos.
Parque do Picoto? LOOL. Ou será matagal? Margens do rio este? Onde? Queres ver que já começaram as obras e acabaram e eu não sei!
Margens do Rio Cávado? Só estão 2km..
Tanto projecto que não sai do papel e o povo lá anda enganado a sonhar ha anos...
Será que aqui também me vão censurar comentários?