segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fazer Cidade


Esta semana li uma entrevista do Riachinho ao Fórum Bracarae Avgvste. O tipo até que diz umas generalidades interessantes, mais espaços verdes, melhor urbanismo, fundos de investimento para a regeneração urbana blá, blá, blá.
O problema é que ele parece um tipo daqueles do governo, sentado na sua poltrona faustosa, a falar de todo o país e de nenhum local em particular. Só responde a lugares concretos quando se lhe pergunta. Mas ele é de Braga ou não? está realmente preocupado e não consegue apontar nada concreto para o concelho que diz ser o dele?
Fala de criar uma zona verde nas sete fontes e aberta ao público. Mas isso é o que diz toda a gente, excepto os proprietários dos terrenos!!!!! Acho que precisava de ir mais longe. Afinal diz que se encontra com amigos arquitectos e tal. E então!! Nenhum lhe faz um esboço para mostrar aos bracarenses o que seria para si o projecto adequado ao espaço.
Isto de se dizer que se faria diferente é fácil, o grande problema está em concretizar.
também fala da falta de atenção às empresas por parte do município!!!! Criticando a ausência de um Ave Park!!!!!!!!!!! Riachinho, vá lá dar uma voltinha pelo Ave Park e depois falamos. Aquilo está pelas ruas da amargura, um projecto completamente descontextualizado. Não ouviram as empresas e depois dá nisto, espaços enormes vazios e, mais grave, sem pretendentes à ocupação, aquilo a que todos chamam de um elefante branco. E eu a pensar que o riachinho fosse um tipo de direita, como deve ser!!! Em Braga as empresas têm iniciativa e possuem as suas próprias estruturas, dimensionadas por quem sabe e o município actua apenas como um facilitador de processos. Então não é melhor do que andar a fazer espaços que ninguém quer??!!!! A gastar dinheiro dos contribuintes com obras megalómanas.
Muito fraquinho para o meu gosto.